quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Antiga lenda oriental

Uma jovem senhora, caminhando com o filhinho nos braços passou por uma estranha gruta de onde uma voz agradável e sedutora chamou-a nominalmente, convidando-a para entrar e apropriar-se dos tesouros ali existentes, belos e raros, como os olhos humanos nunca viram antes. Ficando aturdida, foi tomada de curiosidade, pelo fato de ouvir a desconhecida voz e pela proposta fascinante. Como novamente escutasse o convite para se tornar muito rica, ouviu com nitidez a voz lhe dizer que tudo poderia recolher antes de sair, que passaria a pertence-lhe, porém, no momento em que se afastasse da caverna, uma pesada porta desceria e não mais se abriria. Tivesse pois, cuidado, portanto estava diante de incomum felicidade, mas não poderia voltar ao local depois que a porta fosse cerrada.

A felizarda olhou em volta, e como não visse ninguém, imaginou que nada teria a perder, se se adentrasse, o que fez de imediato, ficando deslumbrada ao contemplar jóias de peregrina beleza, gemas preciosas, colares reluzente, vasos de ébano e alabastro, estatuetas de incomparável perfeição cobertas de lápis-lazúli, esmeraldas, diamantes, rubis, pérolas.

Não retornara a realidade, quando ouviu a voz repetir:
- Retira o que quiseres para levar, mas, tem tento, porque após saíres a porta descerá, fechando-se para sempre, e o que ficar atrás, nunca mais será recuperado.

Tomada por imensa ganância, começou a recolher as peças que lhe pareciam mais valiosas, e porque desejasse a maior quantidade, colocou o filhinho que tinha nos braços em lugar confortável no solo, continuando a colocar na barra da saia transformada em depósito, tudo quanto podia carregar.

Quando acreditou estar com um fardo infinitamente valioso saiu apressadamente e viu descer a porta pesada.
Respirou aliviada e sorriu.
Encontrava-se radiante de felicidade, quando, subitamente recordou-se do filhinho que havia deixado na furna.

Assim agimos em nosso dia-a-dia terreno. Possuímos o que há de mais importante para a felicidade, e, no entanto, continuamos na cova das ambições procurando fantasia e brilhos secundários, perdendo o tesouro da paz, no qual caímos no fosso do desespero sem remédio...

Tormentos da obsessão -  Divaldo franco - Manoel Philomeno de Miranda


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Share on Tumblr